Presença no festival estudantil reforça aproximação entre juventude, políticas públicas e audiovisual

 O Comitê de Cultura no RS marcou presença na 26ª edição do Festival de Cinema Estudantil ASTRO, realizado no Clube Independente, em Flores da Cunha (RS). A participação incluiu a entrega do prêmio de Melhor Roteiro Original, no dia 27 de setembro, e uma visita à escola dias antes, em 22 de setembro, para diálogo com estudantes sobre cultura, audiovisual e cidadania.

A aproximação abriu espaço para conversas sobre a importância das políticas culturais e de fomento à cultura e sua relação com a produção audiovisual estudantil. Para a produtora cultural e integrante do Comitê de Cultura no RS, Pollianna Abreu, essa troca representa um passo fundamental. “O audiovisual é uma linguagem cotidiana e um mercado em expansão, que precisa ser fortalecido por políticas públicas. Projetos como o Festival ASTRO garantem não só desenvolvimento educacional, mas também humano e de uma cidadania crítica”.

A Agente Territorial de Cultura, Ana Paula Oliveira, ex-aluna da Escola São Rafael, destacou o caráter estratégico dessa conexão. “O papel dos Agentes Territoriais de Cultura é levar o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) para os territórios. A presença no Festival ASTRO dá visibilidade a uma iniciativa que já tem força local e pode se expandir ainda mais com políticas como a Lei Paulo Gustavo, que garante recursos para oficinas e equipamentos”.

 

 

 

 

 

A ação do Comitê de Cultura no RS também foi reconhecida pela professora Elisete Salvador Otobelli, integrante da equipe coordenadora do festival. Para ela, a presença institucional contribui para ampliar a credibilidade do ASTRO e pode fortalecer a divulgação do projeto além do município. “A credibilidade do Comitê de Cultura no RS e do Ministério da Cultura pode atrair futuros apoiadores, facilitando a inscrição em projetos e possibilitando ampliar oficinas e renovar equipamentos”, afirmou.

O festival é um dos principais eventos culturais da cidade e envolve centenas de estudantes no processo de criação de roteiros e curtas-metragens. Nesta edição, 15 filmes foram exibidos ao público em três noites de programação, reunindo a comunidade local em torno do cinema estudantil e de debates sociais e culturais relevantes.

Com sua presença no ASTRO, o Comitê de Cultura no RS reafirma o compromisso de fortalecer iniciativas locais, ampliar o acesso às políticas culturais e aproximar a juventude da cidadania cultural. A parceria simboliza um passo importante para conectar educação, arte e políticas públicas em Flores da Cunha e em outros territórios do Rio Grande do Sul.