COMITÊ DE CULTURA NO RIO GRANDE DO SUL
Quem Somos
Produzir, valorizar e impulsionar a cultura no Rio Grande do Sul.
O Comitê no RS é composto pela OSC Caminhos da Cultura (conveniada) e pelo Pontos de Cultura Circolo Trentino di Bento Gonçalves e o Instituto Sepé Tiarajú de Ijuí.
Quer saber mais?Acesse: https://shre.ink/taXB
Nossa Equipe
André de Jesus
André de Jesus, morador da Restinga, é locutor, ator, assessor de imprensa, produtor e ponteiro de cultura. Participou de diversas frentes para a implementação da descentralização da cultura em Porto Alegre e para a criação da Lei cultura vivas do estado do Rio Grande do Sul. É de sua iniciativa diversas ações para a cultura viva na comunidade da Restinga, como a parceria do Ponto de Cultura Africanidade com o IF Restinga, mobilizações com terreiros, estímulo à criação de cineclube, integração de escolas públicas às atividades, promoção tambor de sopapo, contação de histórias afro gaúchas, dança brasileira, Batalhas de slam, teatro e culinária afro. Formado na Escola de Teatro Popular Terreira da Tribo e no Instituto Padre Landell de Moura, atualmente é Gestor cultural para projetos continuados ligados à Cultura e Educação dos Pontos de Cultura Africanidade e TV Restinga. Nestes espaços criou “O Grito” coletivo teatro e a proposta “Restinga Falante”, que deu origem ao podcast/videocast Gira negra gaúcha em parceria com o Jornal Brasil de Fato/RS). Idealizador dos projetos Pedagogia das africanidades, Trampando cultura na periferia e Cultura na rua entre os anos de 2022 e 2025, André de Jesus traz consigo está experiências para coordenar a metodologia do Comitê de cultura do Rio Grande do Sul, uma parceria com a Secretaria Nacional de Comitês de Cultura – Ministério da Cultura.
Beti Lírio
Especialista em administração e gestão pública, há anos atuando como secretária executiva de setores públicos tais como Câmara de Vereadores e secretarias publicas. Membro do Instituto Sepe Tiaraju desde 2009, em gestões anteriores participei do conselho fiscal e coordenação financeira da entidade. Graduanda do curso em Gestão Pública na Unijui (trancado). Foi Secretária de Habitação do Município de Ijuí de 2013 a 2016, atualmente aposentada, produtora executiva do Grupo Vir a Ser Teatro e Coordenadora Administrativa no Comitê de Cultura no RS pelo Instituto Sepé Tiarajú.
Carla Pinheiro Santos
Brasileira pernambucana, nascida em Recife e moro em Brasília desde os 7 anos de idade. Formada em Administradora de Empresas – com especialização em comércio exterior – e pós-graduação em Gestão Pública. Iniciei minha carreira profissional pela Administração Pública Federal em 1991, onde trabalhei até 2023. Atualmente sou micro empresária, e faço consultoria para elaboração de projetos e formalização de convênios e instrumentos congêneres oriundos de recursos provenientes de emendas parlamentares impositivas municipais, estaduais, distritais e federais, com domínio na operacionalização da Plataforma Transferegov do Governo Federal, ferramenta que permite a operacionalização de transferências de recursos públicos da União, expertise adquirida no Ministério da Cultura (MinC), último órgão público que fui servidora. Além disso, presto serviço no âmbito do instrumento de Convênio nº 950743/2023 firmado entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Organização Caminhos da Cultura, para a Assessoria de Projetos e Parcerias a fim de executar a proposta Comitê de Cultura Liberart RS.
Daniel Bender ludwig
Profissional experiente na área de gestão cultural, com ampla trajetória em coordenação de projetos, consultoria e elaboração de propostas para captação de recursos públicos e privados. Graduado em História, atua há mais de duas décadas na interface entre cultura, gestão social e planejamento estratégico. Atualmente, é Coordenador Geral e Executivo do Programa Nacional dos Comitês da Cultura no Rio Grande do Sul, onde promove o fortalecimento das políticas públicas culturais e a participação popular. Autor do livro “Gestão Cultural e Mobilização de Recursos”. Manual prático de elaboração de projetos” (2023), Daniel também desenvolve consultorias para organizações sociais e empresas e ministra capacitações voltadas ao terceiro setor. Sua experiência inclui cargos em órgãos públicos, consultorias culturais e coordenação de eventos, sempre com foco em sustentabilidade, transparência e eficiência administrativa.
Geziel da Silva de Souza
Geziel é ator, diretor de teatro e gestor cultural com ampla atuação no cenário da cultura viva no Brasil. Bacharel em Relações Internacionais, possui formações em Artes e Teatro, e atua como cenógrafo, iluminador, diretor de cena e de produção, com registro profissional DRT 0016688/RS. É coordenador do pontão de cultura “Cultura para Todos”, pelo Instituto Sepé Tiaraju, em Ijuí (RS). Atualmente, é vice-coordenador do Comitê Estadual de Gestão Cultura Viva do RS e integra o Comitê Nacional da Política Cultura Viva, além de ser certificador nacional de Pontos de Cultura. Também é conselheiro nacional de cultura (mandato 2023–2025) e foi vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS na gestão 2022–2024. Coordena metodologicamente, no RS, a Política Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), iniciativa do Ministério da Cultura.
Juliana Campoy Miranda de Souza
Possui licenciatura plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Sagrado Coração de Bauru/SP (2011) e graduação em Pedagogia pela UERGS de Cruz Alta/RS (2017). Concluiu o Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ em Ijuí/RS (2021) e iniciou em 2022 o Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ em Ijuí/RS. É professora de Arte e de Teatro nas redes públicas de ensino de Ijuí e região. É da diretoria do Instituto Sepé Tiarajú e do Centro Cultural Austríaco. É coordenadora pedagógica do Pontão do Instituto Sepé Tiarajú. É avaliadora de projetos culturais da Política Nacional Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. No Comitê de Cultura no RS atua como Técnica em Comunicação e Arte .
Marina Zoppas de Albuquerque
Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação pela UNISINOS, com graduação em Relações Públicas pela mesma universidade. Atua na área da Comunicação com experiência em assessoria de imprensa, produção e gestão cultural, organização de eventos e prestação de contas. Suas pesquisas se concentram em cultura, cidadania e tecnologias da comunicação, com foco em estratégias para mídias sociais e gestão de relacionamentos digitais. Já coordenou equipes em projetos culturais públicos e privados e foi contemplada em editais como o Circuito de Cultura Popular e Periférica do RS (SEDAC/RS), o Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro e o Circuito Estadual Registro de Memória | 150 anos da ferrovia gaúcha. Foi contemplada na Premiação Cultural Individual para Agentes Culturais, Edital PNAB 04/2024, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais em São Leopoldo. No Comitê de Cultura no RS, atua como Coordenadora de Comunicação.
Renata Pinhatti
É atriz, produtora e articuladora cultural com forte atuação na execução de projetos culturais na região fronteiriça e metade sul do estado. Gestora do Coletivo Sofá na Rua na cidade de Pelotas e coordenadora da Rede Sofá na Rua Brasil, rede entre cidades que operam a tecnologia proposta pelo movimento cultural Sofá na Rua. No Comitê de Cultura no RS, atua como Técnica em Comunicação e Arte.
Sandro Giordani
Formado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, atuou por 4 anos como presidente da associação italiana Circolo Trentino Bento Gonçalves efetuando resgates da história e cultura dos imigrantes tiroleses/italianos. Desenvolve diversos projetos de cunho cultural, como resgate de jogos antigos, digitalização de acervos históricos e participação ativa no Gemellaggio de Bento Gonçalves com as cidades da Itália. Coordenador do Ponto de Cultura e Memória Vale dos Vinhedos atua no desenvolvimento de oficinas culturais, sendo também oficineiro de algumas delas. Ex-conselheiro de Cultura do Estado do RS, hoje um dos Coordenadores do Comitê de Cultura do RS.
CONECTE-SE COM O COMITÊ
Siga-nos nas redes
